Planner 2024

VOCÊ VAI GOSTAR DE LER TAMBÉM

AGENDA PARA PLANEJAMENTO

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Dinâmica Criador e Criatura com massa de modelar

Tema: Criação, criador, criatura, criação do ser humano.
Objetivo: Ensinar a diferença entre o criador e criatura.
Material necessário: Massa de modelar
Participantes/Idade: Individual ou grupo/maiores de 5 anos.

Desenvolvimento:

De acordo com o número de pessoas e a quantidade de massa de modelar, você pode realizar a atividade individual ou em grupo.

Caso tenha massa de modelar suficiente para cada uma das pessoas, entregue uma quantia suficiente para montar um boneco pequeno.

Caso não tenha massa de modelar suficiente, monte grupos e peça para todos ajudarem a criar um boneco pequeno.

Distribua a massa de modelar de acordo com a opção escolhida acima, diga que eles têm entre 5 à 10 minutos para montar o boneco de uma pessoa. Depois não diga mais nada até que eles acabem.

Após o término do tempo, você deve realizar as seguintes perguntas para discussão, lembre-se de adaptar as perguntas ou deixar de fazer alguma de acordo a idade dos participantes:

1 - Como vocês se sentiram montando o boneco?

2 - Você pensou nessas coisas antes de fazer o boneco?

- Dê que cor será?

- Qual o tamanho (altura)?

- Será homem ou mulher?

- Cabelo comprido, curto ou careca?

- Com ou sem roupa?

- Me lembrei de fazer os olhos, boca, orelhas e nariz? E o umbigo?

- Fiz os dedos das mãos?

- Me lembrei de fazer os dedos dos pés ou colocar sapatos?

Reflexão:

Nesse momento você pode levar a seguinte reflexão, lembre-se de adaptar ou deixar de fazer algum comentário de acordo com a idade dos participantes.

Você se esqueceu de colocar algumas coisas na criação do seu boneco, será que Deus se esqueceu de alguma coisa quando te criou? Não, ele não esqueceu.

Deus pensou em cada detalhe quando nos fez, ele criou tudo da maneira correta, não foi do jeito que nosso pai ou mãe desejava, mas sim do jeito que ele desejava, por isso, ele é o Criador e nós as criaturas de suas mãos.

Por isso até hoje ninguém consegue compreender completamente o ser humano, pois é algo muito complexo e único.

Você foi feito a imagem e semelhança de Deus. Parabéns, você é a obra-prima do criador.

Quando você (criatura) tiver que se tornar criador de algo na escola, no trabalho, em casa ou em qualquer lugar pense nisso, estou fazendo da melhor maneira possível?

Nesse momento você pode encerrar dizendo: algumas coisas faltaram ao criar o boneco, pois como criaturas nós esquecemos/falhamos, não somos criadores perfeitos como Deus que sabe tudo.

A nossa criatividade e imaginação nos ajudam a criar, porém elas não chegam nem perto da criatividade e imaginação de Deus, por isso peça a ajuda de Deus ao criar algo.

Caso tenha tempo, você pode continuar a dinâmica pedindo para eles montarem outro boneco, porém agora devem planejar antes de realizar. Diga que eles têm 10 minutos para isso.

Não destrua o primeiro boneco, deixe-o guardado para comparar com o segundo boneco.

Depois de 10 minutos, peça para eles compararem os dois bonecos e decidirem qual deles ficou melhor: o primeiro (feito de improviso e sem pensar) ou o segundo (feito com planejamento)?



Autor: Daniel Negrisoli Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *