Planner 2024

VOCÊ VAI GOSTAR DE LER TAMBÉM

AGENDA PARA PLANEJAMENTO

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

O PODER DA PACIÊNCIA




O PODER DA PACIÊNCIA

“E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança.” (Romanos 5:3)

INTRODUÇÃO

Segundo o dicionário Wikipédia - Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. 

A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. 

A PACIÊNCIA REVELA NOSSA FÉ

Margaret Thatcher uma vez disse: “Eu sou extremamente paciente contanto que consiga o que queira no final”. É verdade que quando tudo anda da forma como queremos é muito fácil demonstrar paciência e sermos pacientes, mas quando as coisas começam a se esticar demais, as coisas não acontecem como queríamos então fica difícil aplicar essa palavrinha chamada paciência. Não podemos negar que o verdadeiro teste de paciência aparece quando os nossos direitos são violados, achamos que a impaciência é quase como uma ira justa. A Bíblia, no entanto, fala de paciência como um fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23), “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” o qual deve ser produzido por todos os cristãos" (I Tessalonicenses 5:14). “Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos.” A paciência revela a nossa fé quando de fato cremos que Deus é onipotente, onisciente e onipresente. Ele é poderoso para saber o momento certo para todos os acontecimentos. Deus está no controle! “Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca” (Lamentações 3:25). 
 
FORTALECENDO A NOSSA PACIÊNCIA

Como podemos fortalecer a nossa paciência? A paciência humana desenvolve-se através das tribulações. A Bíblia diz em (Tiago 1:3-4) “Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência; tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.”

Apesar de a maioria das pessoas considerarem paciência como uma espera passiva ou tolerância gentil, a maioria das palavras gregas traduzidas como “paciência” no Novo Testamento são palavras ativas e saudáveis. Considere, por exemplo, (Hebreus 12:1) “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta”. A palavra traduzida como “paciência” nesse versículo significa tolerância. Na Bíblia, paciência é perseverar rumo ao alvo, agüentar as dificuldades ou esperar ansiosamente que a promessa seja cumprida.

O fortalecimento da nossa fé é fruto de desenvolvimento sadio e relacionamento vivo com o Deus encarnado, Jesus Cristo. Quando conhecemos como o Senhor age na história e aplicamos á nossa vida o resultado desses eventos, quando percebemos que não há falhas em como Deus realiza na vida das pessoas os seus sonhos, projetos e planos então nossa fé é fortalecida. Vimos na Bíblia como Deus atuou na vida de Noé, Abraão, “E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa” (Hebreus 6:15), Isaque e Jacó. Moisés, José, Daniel, Davi, entre tantos outros. E, Jesus, nosso exemplo maior de paciência - demonstrou ser o modelo perfeito com sua perseverança paciente:

“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:2).
Aqueles que são pacientes herdarão o que lhes foi prometido. A Bíblia diz em (Hebreus 6:12) “Para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.” 

COMO APLICAR A PACIÊNCIA A VIDA

É sabido que a paciência não acontece do dia para noite, é um processo. Mas como aplicá-la á nossa vida essa característica fruto da vida do Senhor Jesus de forma prática em nossas atitudes diárias?

Primeiro - Lembrando que o poder de Deus e sua bondade são cruciais para o desenvolvimento de nossa paciência.

Esse processo começou em nossas vidas a partir do momento que aceitamos a Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador de nossas vidas. “sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,” (Colossenses 1:11)


Segundo - Devemos agradecer a Deus. A primeira reação geralmente é: “Por que eu?”, “Será que Deus se esqueceu de mim?”, mas a Bíblia nos diz que devemos regozijar na vontade de Deus (Filipenses 4:4; 1 Pedro 1:6).

Terceiro – Muitas vezes passamos por tribulações para testemunhar sobre o poder de Deus, e em outros momentos o Senhor quer santificar o nosso caráter.

Quarto e último lugar - devemos nos lembrar de suas promessas, tal como a de (Romanos 8:28), a qual nos diz: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. “Todas as coisas” incluem as coisas que testam nossa paciência.


CONCLUSÃO

Deus tem sido digno de confiança? Digno em depositarmos nossa fé em sua Palavra? Se sua resposta foi positiva espere com paciência porque o Senhor não falha. Deus tem o controle do universo em suas mãos. Aleluia!



Sandra Cavalheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *