Planner 2024

VOCÊ VAI GOSTAR DE LER TAMBÉM

AGENDA PARA PLANEJAMENTO

quinta-feira, 10 de julho de 2014

GUARDA O TEU CORAÇÃO



Todo mundo sabe que se colhe aquilo que se planta. Colhe-se o que foi plantado. Contudo, é de se estranhar que, quando se trata de cultivar nossos corações, temor a tendência de esquecer aquilo que conhecemos sobre o cultivo do campo.

Pense por um momento em seu coração como se ele fosse uma estufa. As similaridades virão rapidamente. Ele também é um esplêndido presente de seu Pai. Ele também é perfeitamente preparado para crescer. E o coração, como uma estufa, precisa ser gerenciado.

Considere seus pensamentos, por um momento, como se fossem sementes. Alguns deles tornam-se flores. Outros, ervas daninhas. Plante as sementes da esperança e desfrute o otimismo. Plante sementes de dúvida e espere insegurança. "Porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6:7).

A prova está aonde quer que você olhe. Já pensou como algumas pessoas possuem uma capacidade semelhante ao Teflon, de resistir ao negativismo e permanecer pacientes, otimistas e perdoadoras? Poderia ser porque estas pessoas têm, diligentemente, plantado sementes de bondade e estejam desfrutando sua colheita?

Já tentou imaginar por que algumas pessoas possuem uma cara tão carrancuda? Uma atitude tão triste? Você também estaria na mesma situação se seu coração fosse uma estufa com ervas daninhas e espinhos.

Talvez já tenha ouvido a piada de um homem que chegou em casa um dia e encontrou a esposa muito mal-humorada. Chegou às seis e meia da tarde e passou uma hora procurando animá-la Nada funcionou. Finalmente ele disse: "Vamos começar tudo de novo e fingir que acabei de chegar em casa". Ele foi para fora e, quando abriu a porta, a esposa disse: "São sete e meia e só agora você está chegando do trabalho?"

A esposa estava colhendo o resultado de uns poucos pensamentos, que na verdade eram como sementes de ervas daninhas. Façamos uma pausa para aplicar algo importante. Se o coração é uma estufa e nossos pensamentos são como sementes, não deveríamos ser mais cuidadosos quanto àquilo que plantamos? Não deveríamos ser mais seletivos quanto às sementes que permitimos que entrem na estufa? Não deveria haver uma sentinela na porta? Guardar o coração não é uma tarefa estratégica? De acordo com a Bíblia, é? "Sobre tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida" (Pv 4.23). Ou como diz uma outra tradução, "Tome muito cuidado com suas emoções porque afetam toda a sua vida" (BV).

Que afirmação verdadeira! Teste esse princípio e veja se não concordará.

Dois motoristas são obrigados a reduzir a velocidade em um mesmo congestionamento. Um deles fica aflito, pensando: "Minha agenda ficará desorganizada". O outro suspira aliviado: "Que boa oportunidade para diminuir um pouco o ritmo".

Duas mães enfrentam o mesmo tipo de tragédia. Uma delas se sente destruída. " Nunca suportei isto". A outra esta desanimada, porém determinada: "Deus me ajudará a superar esta situação".

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, por que dele procedem as saídas da vida".

Vamos olhar para isso a partir de um outro ângulo. Suponha que eu lhe peça que tome conta da minha casa, enquanto vou à cidade. Você se empenha para manter tudo na mais perfeita ordem. Mas quando retorno, encontro o lugar na mais completa anarquia. O carpete rasgado, as paredes manchadas, a mobília quebrada. Sua explicação não é convincente: alguns ciclistas chegaram precisando de um lugar pra ficar. Além disso, alguém do time de rugby telefonou à procura de um logar para a festa deles. E, para completar, havia também o grêmio de estudantes - eles precisavam de um lugar para realizar sua cerimônia de abertura.

Como proprietário, tenho uma pergunta: "Você não sabe como dizer não? Esta não é a sua casa. Você não tem direito de deixar entrar qualquer pessoa que simplesmente quiser entrar".

Já pensou que Deus gostaria de dizer o mesmo para nós?

Fonte: Simplesmente Como Jesus (Max Lucado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *