Planner 2024

VOCÊ VAI GOSTAR DE LER TAMBÉM

AGENDA PARA PLANEJAMENTO

segunda-feira, 7 de julho de 2014

MENTIRAS NO RELACIONAMENTO


Nada mais devastador para a relação amorosa do que a quebra da confiança. Aquele que mente, acaba com as chances de o amor dar certo.
A relação nunca mais será a mesma.
Quando a mentira entra no relacionamento, pode acabar de vez com a confiança que existia entre o casal. Quem mente passa a conviver com dois fantasmas: o da mentira e o do medo de ser descoberto.

Por mais que a gente acredite que não vai fazer mal contar uma mentirinha para o parceiro, uma coisa é certa: mentira tem pernas curtas. E pior: como afirma a psicóloga e terapeuta sexual Iara Jukemura, do Núcleo de Psicoterapia Cognitiva de São Paulo, não existe mentira positiva. Todas são negativas e têm poder suficiente para acabar com qualquer relacionamento, já que a base mais sólida das relações humanas é a confiança.

“A pior coisa que existe é uma pessoa descobrir que foi enganada. Por isso, mesmo que a verdade seja dolorosa, é melhor optar por ela”, diz Iara. Assuma seu erro o mais depressa possível. Diga que mentiu, porque assim sua chance de ser perdoado é maior. É mais
fácil perdoar uma fraqueza momentânea do que uma mentira. “Também é mais fácil perdoar o mentiroso que assume sua fraqueza, do que perdoá-lo quando sabemos da mentira através de outra pessoa”, explica á psicóloga.

O relacionamento deixa de ser saudável no momento em que a mentira atravessa a relação. A partir daí o mentiroso passa a conviver com dois fantasmas: o da mentira e o do medo de ser descoberto. Talvez por isso, muita gente passe a acreditar na própria mentira. É como se, assim, pudesse se defender. Entretanto, ao ser descoberto, “bater o pé e persistir na mentira só vai piorar a situação, afirma Iara.

OS EFEITOS DA MENTIRA.

Mentir pode causar danos irreversíveis à relação, pois o amor saudável se baseia, principalmente, na confiança. Sem confiança, não há tranquilidade e o amor não amadurece. “Quando um parceiro perde a confiança no outro, o relacionamento acaba”, afirma a psicóloga. A sensação de sentir-se traído provoca muita dor e rompe com a parceria amorosa. “O mentiroso jamais é perdoado, e aquele que foi enganado passa a desconhecer o outro, a questionar quem ele é,  verdadeiramente. “Diante da descoberta da traição, a pessoa passa a acreditar que seu relacionamento todo foi uma grande mentira”.

VEJA O QUE A MENTIRA PODE CAUSAR: 

•    Decepção: pela constatação de o parceiro não era exatamente quem a gente pensava que fosse.
•    Sentimento de fracasso: pelo erro de avaliação e de ter se apaixonado por alguém que não é confiável.
•    Desconfiança: é impossível permanecer num relacionamento se a capacidade de continuar apostando na relação foi destruída pela mentira.
•    Ressentimento: sentir-se desconsiderado, desrespeitado e traído provoca mágoa e raiva. O ressentimento é diretamente proporcional à expectativa que se tinha sobre o parceiro.
•    Desrespeito: o parceiro enganado, inconscientemente, se vinga do mentiroso e o clima entre o casal pode tornar-se hostil e perigoso.
•    Desinteresse: ao ser enganado, o parceiro interrompe o afeto que era dirigido ao outro. Passa a ver o mentiroso como alguém a ser evitado.
•    Ruptura: o amor não resiste. Mesmo que o sexo seja maravilhoso, também passa a ser questionado como possível encenação.

COMO RECUPERAR UM RELACIONAMENTO APÓS UMA MENTIRA

Não é segredo que uma mentira destrói a confiança entre duas pessoas. Mentir pode destruir o futuro de um relacionamento, já que depois de mentir para seu parceiro, vai ser mais difícil para ele acreditar em qualquer coisa que você diga ou faça, pois retomar a confiança é algo muito difícil. Nem todos os relacionamentos podem ser reconstruídos, mas muitos podem. É algo que leva tempo, sinceridade e consistência para reconstruir a confiança que um dia houve.

INSTRUÇÕES
1.        
Pare de mentir. O motivo de estar nessa situação é por ter mentido no passado. Se já pediu perdão, a pior coisa a fazer é continuar mentindo, pois continuar mentindo, distorcendo ou encobrindo a verdade irá atrapalhar a recuperação, o que pode levar a uma situação irreconciliável. A única maneira de mostrar seu arrependimento e desejo de recuperar seu relacionamento, é ser completamente verdadeiro desse ponto em diante.
2.        
Decida quais mudanças são precisas no relacionamento. Você precisa identificar onde as coisas não deram certo e o que pode ser feito para garantir que isso não se repita. Por exemplo, a mentira existiu por causa da falta de comunicação no relacionamento e se sente incapaz de se expressar? Essas coisas devem ser conversadas antes da confiança ser restabelecida e que possa seguir em frente com seu relacionamento.
3.        Responda quaisquer dúvidas que seu parceiro tiver. Quando múltiplas perguntas forem feitas sobre a mentira dita, será algo simplesmente para chegar rapidamente até a situação. Se você realmente quer uma reconciliação, você deve se tornar um livro aberto. Deve entender a dor que causou, e que pode aliviar algumas preocupações garantindo não estar escondendo mais nada.
4.        

Não fique na defensiva, e nunca tente se culpar por suas falhas. A melhor coisa a ser feita nesse ponto, é assumir todos seus erros. Esse é o momento de estar arrependido, compassivo e humilde.

Texto extraído da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *