Planner 2024

VOCÊ VAI GOSTAR DE LER TAMBÉM

AGENDA PARA PLANEJAMENTO

domingo, 14 de fevereiro de 2021

CASAMENTO, UMA ESCOLHA CUIDADOSA

 



 Reflexão em - I REIS 21 

 

Vamos conversar sobre relacionamentos. Especificamente sobre casamento.

Há aqueles que se casam mau e os que se casam bem. Já ouviu algumas pessoas falarem isso? Fulano ou fulana se casou bem, ou se casou mal.

Infelizmente, parece que atualmente o número de casamentos desfeitos tem sido record, mas porquê? Tudo que nos dá mais esperança e alegria é ver aquele casal completando bodas, ou seja, muitos anos de casado. E ninguém disse que por causa disso o relacionamento foi fácil. Nenhum relacionamento é fácil, e sim deve ser para toda a vida, por isso mais um motivo para se fazer uma escolha cuidadosa.

Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe".

(Mateus 19:6)

Claro que para a perpetuação desse relacionamento há casos e casos. Mas não vou entrar nessa questão agora.

Mas como já falei que nenhum casamento é fácil ele precisa ser tolerado com muita generosidade, altruísmo, paciência, compreensão, humor e obviamente amor. Não esquecendo que o relacionamento com Deus é o que facilitará tudo que coloquei acima, e um pouco mais.

Bem, o texto em questão (I Reis 21), vai tratar de um péssimo casamento.

Acabe e Jezabel. É desse casal que vamos tratar.

Deus sempre ensinou para que o povo israelita não se unisse ao povo pagão. Um povo que não reconhece e nem se relaciona com o verdadeiro Deus, com o Deus da bíblia. Aquele que criou todas as coisas e o qual verdadeiramente deve ser adorado.

No princípio criou Deus o céu e a terra. (Gênesis 1:1)

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. (Gênesis 1:27,28)

Claro, Acabe, rei de Israel, não levou isso em questão e casou-se com uma mulher sidônia, ou fenícia. Na verdade, Jezabel era uma princesa. Filha do rei Etbaal, rei dos sidônios.

Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?

(2 Coríntios 6:14)

Jezabel, era uma mulher manipuladora, sedutora e uma das mais cruéis que já existiu.

Acabe ter feito esse casamento foi o que o destruiu, pois ela instigava-o a fazer tudo que era mal aos olhos do Senhor. Veja que assim que fizeram essa aliança ele também trouxe para a sua vida todos os costumes pagãos, a começar pela adoração de outros deuses, o que é abominação ao Senhor.

E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele. E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.

E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria.

Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao Senhor Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.

(1 Reis 16:30-33)

E tudo isso porque fez uma má escolha. Não considerou escolher com cuidado quem viveria ao seu lado para o resto da vida.

Por intermédio de sua mulher Jezabel, muitas outras coisas ruins sucederam à sua casa.

Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava.

E fez grandes abominações, seguindo os ídolos, conforme a tudo o que fizeram os amorreus, os quais o Senhor lançou fora da sua possessão, de diante dos filhos de Israel.

(1 Reis 21:25,26)

Bem, porque o casamento é uma aliança que não deve ser quebrada, é por isso que deve ser cuidadosamente escolhida, de preferência, colocada na presença de Deus, que sabe todo as coisas, e escolhida com inteligência, com sabedoria para que sejam colhidos os frutos da alegria, da felicidade, e não da amargura e decepção.

Então, não tenha pressa, nem se precipite pela dor da solidão que levam muitos a um casamento que já começa com o pé no divórcio. Saiba esperar e você será recompensado.

Muitos tem tanta pressa em casar-se para assumir um outro status, o status dos amigos, que não consideram observar o mínimo para ter a certeza de que terá as bênçãos de Deus. Não é porque duas pessoas estão juntas que são felizes. Pense nisso!

Tenha paciência e ore ao Senhor, o que não vale é ter um casamento infeliz para o resto da vida.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

(1 Coríntios 13:4-7)

Certamente Deus o abençoará em sua decisão.

Sandra Cavalheiro

Me siga no youtube





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *