Planner 2024

VOCÊ VAI GOSTAR DE LER TAMBÉM

AGENDA PARA PLANEJAMENTO

sábado, 23 de abril de 2022

Ideias de dinâmicas para o dia das mães

 



Olá pessoal, fiz uma seleção de algumas dinâmicas que achei super interessante para você fazer aí no dia das mães em sua programação, inclusive, escolhi algumas com os links abaixo caso queira ver no canal do youtube
Espero que você goste porque são bem divertidas e fáceis, e com certeza todas vão amar. 

1. DINÂMICA DO PIQUENIQUE

Peça para que cada mãe coloque um papel com o nome dela em um crachá. Depois, reúna todas as participantes em um círculo.

Em seguida, inicie a dinâmica dizendo: “Eu vou ao piquenique e vou levar a [nome de uma mãe]. [pergunta a mãe escolhida], o que você vai levar?”.

A mãe que for questionada deverá responder com alguma coisa que inicie com a primeira letra de seu nome (por exemplo, se ela se chamar Marcia, pode falar que vai levar morango, mamão etc). No entanto, ela não sabe da regra. O condutor da dinâmica deve apenas dizer se ela acertou ou se ela errou.

Se a mãe acertar, sai da brincadeira. Se ela errar, continua. Na primeira rodada, pelas participantes desconhecerem a rodada, nenhuma delas acertará.

O jogo continua normalmente até todas serem convidadas ao piquenique.

Ao final, o condutor começa novamente.

Com o tempo, as mães, por observação e dedução, descobrem a regra. Continua-se a dinâmica até restar apenas uma ou duas mamães. As últimas participantes devem pagar uma prenda.

Sugestão para sua programação: convide as mães para um piquenique real! Se estiverem acompanhadas dos filhos, melhor ainda!



2. DINÂMICA EU SOU ALGUÉM

Nessa dinâmica, EU SOU ALGUÉM, vamos promover um momento de autoconhecimento e de reflexão, onde as mães possam refletir sobre suas particularidades e seus sentimentos.

Para começar, peça para que as mães se sentem e fiquem em círculo. Distribua uma folha e caneta para cada uma delas e peça para que elas listem, no mínimo, dez características. De um lado, elas devem colocar aquelas que facilitam a vida delas e de outro, as que dificultam. Estipule um tempo para a tarefa.

Depois que todas terminarem, pergunte para elas qual lado pesou mais:

O das que facilitam ou das que dificultam?

Como se sentiram realizando a atividade.

Abra um espaço para que elas falem o que sentem em relação a si próprias.

Ressalte como cada uma delas é única e como seus sentimentos são válidos e importantes.

Sugestão que você aproveite dentro dessa dinâmica para realizar a dinâmica EU SOU ÚNICA, que se encontra no canal, então você querendo poderá assistir. 


3. DINÂMICA DO AFETO


Colocar uma música instrumental. Peça para elas formarem um círculo em pé. Entregue uma boneca ou um urso de pelúcia para uma delas e peça que faça qualquer coisa com o brinquedo, como abraçar, beijar, cócegas, entre outros. Avise às participantes que elas vão precisar lembrar depois o que fizeram com o brinquedo pois terão que reconstituir o afeto. E então, as mães terão que passar para as mães à sua direita até chegar aquela que deu início á brincadeira. Ou seja, todas terão que fazer um afeto com o brinquedo em questão.

Depois que a boneca já passou por todas as mães, recolha a boneca. Agora, peça para cada mãe repetir a mesma coisa que fez com o brinquedo, mas dessa vez com a vizinha da direita. Quais foram as reações delas?

Após essa experiência, pergunte para as mães como elas se sentiram ao realizarem a atividade e como foi expressar os sentimentos. Foi constrangedor ter um gesto de carinho com alguém que talvez você não seja tão íntimo? Como foi a desenvoltura de cada uma? Esta dinâmica é feita justamente com essa ideia – pensar sobre como desenvolvemos afetividade. Uma interessante reflexão para todas as mães.


4. DINÂMICA DIVERTIDA DOS CUMPRIMENTOS



oloque uma música animada e peça para o grupo de mães e filhos se mover pela sala de acordo com o ritmo da canção. Toda vez que a música parar, eles devem congelar o movimento e cumprir a ordem do líder da dinâmica, que a cada pausa, pedirá para que eles se cumprimentem de uma forma diferente: com um aperto de mão, um abraço, um tapinha nas costas, com os pés, enfim, use a sua criatividade.

Depois de todos terem se cumprimentado de diferentes formas e o clima estiver alegre e descontraído, diminua a música pausadamente. Oriente cada participante a procurar um lugar na sala, onde ele deve ficar em pé, de olhos fechados, e esperar que a respiração volte ao normal. Quando eles estiverem mais relaxados, peça para que eles abram os olhos, se sentem e observem os outros companheiros.

Agora, pergunte: como foi realizar a dinâmica?

O que eles mais gostaram da atividade?

O que puderam observar?


5. DINÂMICA DA VOZ



Será que as crianças conseguem reconhecer a mãe pela voz? Vamos descobrir nesta dinâmica! As mães devem ficar escondidas atrás de uma cortina.

Uma por vez, cada uma deve usar a voz de alguma maneira – a mãe pode falar algo, cantar uma música, declamar um verso, ler o pedaço de uma história… o que preferir e a deixá-la mais confortável. Caso ela desejar, pode até mesmo tentar fazer uma voz diferente, para confundir as crianças.

As crianças, enquanto isso, estão do outro lado da cortina. Elas devem estar com os ouvidos atentos para ver se conseguem reconhecer a mãe pela voz.

Quando o filho reconhecer a mãe, ele deve ir em direção ao local onde sente que a voz está e puxar a mãe para o lado de fora. Caso esteja correto, os dois se reencontram com um abraço.


6. DINÂMICA DO CUPCAKE PREMIADO


Que delícia de dinâmica essa, não é mesmo? 

Esta atividade reúne as mães e os filhos. 

Em uma mesa, coloque vários cupcakes. Debaixo de alguns deles, coloque alguns bilhetes com tarefas para as mães. Se quiser que fique mais divertido coloque em alguns bolinhos atividades divertidas também. Veja exemplos abaixo.

Por exemplo: 

Conte-nos a história do nome do seu filho?

Como seu filho aprendeu a andar?

Como foi descobrir que estava grávida?

Como foi a emoção de ver seu filho pela primeira vez?

Como foi estar sozinha com seu filho pela primeira vez?

Como foi quando seu filho foi para a escola pela primeira vez?

Como foi quando seu filho disse mãe pela primeira vez?

Cantar uma música assobiando

Ficar um minuto sobre uma perna

Abraçar a 10 pessoas na reunião

A dinâmica é uma ótima oportunidade para os filhos conhecerem histórias que nunca ouviram. A oportunidade também é um ótimo momento para as mães se conectarem e se divertirem com recordações da maternidade e dos pequenos.

Bem, pessoal, são essas as dinâmicas para esse dia. Espero que tenha gostado dos exemplos e que escolha a melhor para você e sua mamãe. 

Não esqueça, ficarei super feliz se você deixar o seu comentário. 

Você também poderá gostar de assistir essas dinâmicas no canal. 

QUAL O SEU PRESENTE PREFERIDO - MOSTRE O TIPO DE MÃE QUE VOCÊ É

DINÂMICA DIVERTIDA PARA O DIA DAS MÃES

DINÂMICA COM POESIA

CHÁ DE MULHERES - SUGESTÃO PARA O DIA DAS MÃES


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *