Planner 2024

VOCÊ VAI GOSTAR DE LER TAMBÉM

AGENDA PARA PLANEJAMENTO

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

O que aprendemos com Abraão

 

A bíblia

Lições que aprendemos da Palavra de Deus no livro de gênesis.

Interessante o que Deus pode fazer em nossas vidas quando deixamos ele agir.

Vemos o que ocorreu na vida de um homem chamado Abraão, no entanto nem sempre se chamou assim, e isso é o que acontece quando temos um encontro com o criador, ele muda o nosso nome, história, sorte, muda o nosso futuro e em como afetamos a vida dos que nos rodeiam de uma maneira positiva e poderosa.

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. (Gênesis 12:2,3)

1ª Algo interessante que aprendemos nessa história é que Deus não se preocupa com nossas limitações terrenas para cumprir os seus propósitos. Ele requer de nós obediencia.

Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. (Gênesis 12:4)

Abrão tinha 75 anos quando foi chamado por Deus. Veja que muitos de nós colocamos obstáculos na realização de algumas coisas as quais a nossa mente não alcança, não vê as possibilidades. 

Abrão não era um jovem, pelo contrário, era homem de 75 anos de idade, mas mesmo assim Deus tinha planos e propósitos em sua vida. Enquanto hoje vemos que muitos estão aposentados e pensam que a vida já acabou para eles, agora é só “esperar a morte chegar.” Mas com Deus a vida é cheia de posibilidades, embora as vezes sintamos um pouco de temor.

2ª É fácil ter medo do que não conhecemos e do limitante que é a nossa mente, mas a bíblia nos ensina a esse respeito. E mostra o cuidado de Deus.

Depois desse encontro com o Criador ocorreu que Abrão se deixou contaminar. O que ocorre muitas vezes com muitos de nós, deixamos o medo nos dominar, quando deveria ser o contrário.

Aqui vemos o amor e a paciência de Deus que fala claramente com Abraão animando e motivando.

Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. (Gênesis 15:1)

Não temas! É o que Deus também fala para você no dia de hoje, NÃO TEMAS, EU SOU O TEU ESCUDO, O TEU GRANDÍSSIMO GALARDÃO…Você crê nisso? Então não esqueça dessas palavras. NÃO TEMAS!

Essa expressão,"Não temas", por 366 vezes é repetida na Bíblia. Existe um "não temas" para cada dia do ano, e até mesmo quando o ano é bissexto.

A bíblia nos ensina a não temer, mas a confiar naquele que é o nosso escudo, e tem o controle de todas as coisas, aquele que criou o mundo, e que acima de tudo te conhece mais que você mesmo.

Façamos esse exercício de seguir confiando mesmo que as coisas não estejam como gostariamos que estivessem.  

3ª O impossível de Deus pode acontecer em nossas vidas quando Deus entra em nossas historias.

Nesse mesmo tempo Deus promete a Abrão um filho, e veja que além de ser um homem idoso, sua mulher, Sarai, tinha muita idade e além disso era estéril. 

Impossível aos olhos humanos que algo pudesse ser realizado nessa situação, mas sabe de uma coisa, a promessa não foi feita por um homem, mas sim por aquele que criou toda as coisas.  E não nos esqueçamos que um de seus atributos é a fidelidade. Deus não mente, ele é verdadeiro, fiel, e se promete cumpre, assim que temos que ficar atentos a todas as promesas que sabemos que vem de Deus, porque pode que ainda não tenha sido cumprida, mas se cumprirá.

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? (Números 23:19)

4ª Para todas as coisas há um tempo, nem tudo acontece no nosso tempo, mas no tempo de Deus.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3:1)

O tempo passou e as coisas não sairam de maneira imediata, e claro, assim somos nós. Queremos tudo para ontem. Veja que quando Deus chamou Abrão ele tinha 75 anos, mas foi com 99 anos que o Senhor apareceu novamente para dizer que estava próximo o cumprimento da promessa. Ou seja, temos que saber que Deus realiza as suas promesas, mas não é em meu tempo, e sim no tempo dele.

No capitulo 17 você poderá ler todas as promessas em detalhes que o Senhor deu, não somente a Abrão, como também a sua esposa Sarai.

Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome. Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela. (Gênesis 17:15,16)

E nesse mesmo tempo mudou os seus nomes. Abrão passa a se chamar Abraão, e Sarai, Sara. E se Abraão tinha 99 anos, Sara tinha 90 anos de idade.

E a promessa chocou abraão. Disse a bíblia, que ele rio. 

Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos? E disse Abraão a Deus: Quem dera que viva Ismael diante de teu rosto! (Gênesis 17:17-18)

Veja que interessante: Algumas perguntas que fez Abraão. Uma pergunta ele fez em sua mente, e a outra de maneira audível. Talvez tenha pensado que Deus só responderia a uma delas, mas Deus conhece até os nossos pensamentos, e o mais incrível, ele responde.

Como diz o salmista Davi:  Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. (Salmos 139:4)

Veja a resposta de Deus a Abraão:

E dará à luz Sara da idade de noventa anos? (pensamento de Abraão respondido por Deus)

E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.

(E disse Abraão a Deus: Quem dera que viva Ismael diante de teu rosto!)

E quanto a Ismael, também te tenho ouvido; eis aqui o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e fá-lo-ei multiplicar grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação. (Gênesis 17:19,20)

Deus nos ouve e responde a todos os nossos questionamentos basta que de verdade queiramos ouvir o que ele tem a nos dizer. Deus sempre te responderá com amor. E o mais importante é que ele não é como nós. Ele não se cansa. Sempre vai responder com amor e com verdade. Sendo assim, busque conhecer a Deus o mais que você puder, porque nesse conhecer está a diferença entre a vida e a morte.

Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. (Deuteronômio 30:15,16)

Amém!

Sandra Cavalheiro

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *