Planner 2024

VOCÊ VAI GOSTAR DE LER TAMBÉM

AGENDA PARA PLANEJAMENTO

quinta-feira, 7 de março de 2024

Equilibrando a Vida: Mulheres Ocupadas no Ministério da Igreja. É possível?

 

 

Cada vez mais, embora com tantas opções para facilitar nossa vida, nos encontramos em uma encruzilhada. Temos o desejo de nos engajarmos no ministério da igreja, e por outro lado nos sentimos tão cansadas com tantos afazeres. O que fazer?

Nesse artigo algumas considerações que talvez te ajude a equilibrar a vida ministerial.

Antes de mais nada, algo que quero destacar, e creio que concordará comigo, é que mesmo vivendo em uma cultura tão frenética na qual temos que dar conta de tantas coisas negligenciamos uma grande verdade: sempre arranjamos tempo para fazer o que mais gostamos na vida. Não é verdade? Pois bem, daí vamos partir.

 1. Mantenha seu foco no que realmente importa

Se você está pensando em se envolver mais profundamente no ministério de mulheres, ou em qualquer outro ministério, terá que levar em consideração não compremeter seus relacionamentos primários, marido, filhos, pais porque as vezes essa é uma tentação.

Então, antes de seguir adiante converse com o seu marido, se for casada, para que estejam alinhados com essa decisão porque terá algunas implicações no dia a dia.

Se é solteira como eu, também deve levar em conta que está envolvida em um ministério que consome muito tempo, daí que terá que ter muita disciplina para não se exceder e manter o equilíbrio em todas as áreas da vida, porque ser solteira não significa que não tenha outras responsabilidades.

 2. Minha agenda é compátivel?

Essa é uma pergunta que deve responder. É impressionante como sempre reclamamos que não nos sobra tempo para nada. Muitas vezes desejamos que o dia tenha mais de 24 horas porque o que temos não chega para o que temos que dar conta.

Cheguei a conclusão que não é o relógio que está equivocado, sou eu que não estou usando o meu tempo com sabedoria.

Pense comigo e faça uma avaliação sincera. O que você faz que na verdade tem sido uma perda de tempo? As redes sociais, por exemplo, começa dizendo pra você mesma que logo sairá, mas quando se dá conta já está mais de horas? Seriados, vai assistir somente nos finais de semana, mas começa e não consegue parar? E tantas outras coisas que fazemos e que poderíamos canalizar com disciplina e sabedoria, mas rouba o tempo o qual poderiamos utilizar para abençoanos e abençoar? Você se identifica?

Bem, baseando-nos nisso, crê que sua agenda é compátivel com o ministério que está considerando se envolver? Vale a pena mudar algumas coisas? Creio que sim!

E claro, ainda falando em agenda, temos também muitos afazeres os quais querendo ou não, são de extrema responsabilidade, e uma delas, por exemplo, são os filhos. Logo, calcule quanto tempo terá disponível para dedicar em ambos, e claro, considerando que os tempos mudam e hoje o que é pouco, devido a algumas responsabilidades, amanhã poderá ser alterado, podendo assim dedicar mais tempo ao ministério a que se propôs envolver.

 3. Praticando o meu dom

A dica é buscar algo que tem a ver com os dons. Verifique o que faz o seu coração bater mais rápido. Qual a sua paixão. Quando não levamos isso em conta nos desanimamos e desistimos de seguir em frente. Tenha em conta que Deus tem propósitos em sua vida e por isso te muniu de ferramentas que irão ajudar em sua trajetória e você praticará com muito mais facilidade o seu ministério, então, procure algo que seja compatível aos seus talentos e paixão.

Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. I Coríntios 12:4-6

4. Defina seu compromisso

Um fator que faz com que muitas mulheres desistam do ministério que ocupa é a incompatibilidade de tempo nos afazeres. Então, uma ótima coisa a fazer é definir o seu compromisso. Quanto você vai querer investir do seu tempo para se dedicar ao que quer fazer. Pode que seu tempo agora possa ser escasso, mas pouco a pouco poderá mudar e lá na frente você poderá se comprometer com mais.

Normalmente, poderá pedir a sua líder uma lista de funções que terá que desempenhar e quanto terá que investir, assim ficará muito mais fácil seguir em seu propósito. Sabendo o que temos que fazer, com atividades bem definidas podemos ter uma expectativa da duração do tempo ao qual temos que nos dedicar.

Segundo Jen Wilkin,  autora dos livros Mulheres da Palavrapublicados pela Editora Fiel, comprometer-se a uma tarefa sem fim determinado é exaustivo e arriscado. Em vez de comprometer-se a discipular várias mulheres por tempo indeterminado, por exemplo, por que não considerar oferecer-se para se reunir com uma só durante um trimestre ou um semestre, disse ela.

 5. Parceiros de Ministério

Não esqueça de levar em consideração os parceiros de ministério. Como assim? Haverá momentos em que será exigido de você mais do que o habitual e nesses momentos necessitará de ajuda extra em casa. Então, os parceiros de ministério são justamente os que facilitam nossa vida para que dediquemos mais tempo ao nosso chamado nas horas que mais somos solicitadas. E é muito interessante que a sua família saiba que fazem parte desse ministério, e o quanto você é agradecida e reconhece o esforço de cada um.

 E por fim, sim, é possível mulheres ocupadas assumirem ministérios na igreja, desde que considere o foco no que realmente importa, priorizando em sua agenda tudo que for para desempenhar o seu melhor, colocando em prática os dons e os talentos que Deus te deu, com compromissos bem definidos, e tendo em conta que por mais difícil que possa parecer em alguns momentos, também será muito gratificante, promovendo o crescimento não só do reino de Deus, mas também seu próprio, e de sua família.

Espero que tenha sido úteis para sua realidade e te ajude em sua tomada de decisão. Que Deus te abençoe e te dê a sabedoria para colocar em prática os dons que certamente o Senhor te deu para o engrandecimento de seu Nome.

 

Você também gostará de ler: 9 Coisas que poderá fazer no dia Internacional da Mulher

Sandra Cavalheiro

 


Compre Amazon 

Mulheres da Palavra: Como Estudar a Bíblia com nossa Mente e Coração

 VOCÊ TEM PERSEVERADO NO ESTUDO DA PALAVRA? Todos nós sabemos que é importante estudar a Palavra de Deus. Mas, às vezes, é difícil saber por onde começar. Além do mais, a falta de tempo e as abordagens voltadas às emoções e frustações do passado podem nos desanimar de crescer no conhecimento das Escrituras. Então, como nós, mulheres, podemos manter o foco e alimentar nossa paixão pela leitura da Palavra? Oferecendo um plano claro e conciso de aprofundamento no estudo das Sagradas Escrituras e apresentando o mesmo conteúdo da primeira edição, esta segunda edição traz questões adicioanais para estudo, ao final de cada capítulo, e ajuda as mulheres a perseverarem na leitura da Palavra de Deus, de forma a treinar suas mentes e transformar seus corações.

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *