Planner 2024

VOCÊ VAI GOSTAR DE LER TAMBÉM

AGENDA PARA PLANEJAMENTO

terça-feira, 12 de março de 2024

Intimidade com Deus. Como ter?

 

Intimidade é acercamento, proximidade, amizade, confiança, alguém que nos é famíliar. É uma pessoa que nos faz tão bem que temos prazer em estar junto, ou só de pensar em ter um tempo com ela já nos sobe o nível de oxitocina no cérebro que é o hormonio do prazer. Quem não tem ou gostaria de ter aquele amigo ao qual se sentir justamente assim. Esse tipo de amizade ou intimidade nos traz muitos benefícios, se tratando de uma pessoa, certo? O que dizer então no que diz respeito a ser próprio Deus. Você já pensou nisso? Ter esse nível de intimidade com o próprio Deus da glória. Você deve estar me perguntando: Se isso é possível, o que fazer então?

Pois bem, aqui te darei alguns passos para você seguir, se esse é o seu desejo.

 

1. Seja agradecido.

É só pensar em alguém próximo a você que tem um coração agradecido por algo que você tenha feito, e pode que as vezes você nem ache que foi algo merecedor de tanto reconhecimento. Mas, como você se sente? Super bem, não é mesmo? Tem até vontade de continuar abençoando essa pessoa. Seu coração fica muito feliz, tem um sentimento de alegria e paz. Mas o contrário, também te traz alguns sentimentos, mas não de alegria, nem satisfação.

A bíblia diz: Em Salmos 95:10, veja o coração de um povo ingrato e como Deus se sente em relação a isso. "Durante quarenta anos fiquei irado contra aquela geração e disse: "Eles são um povo de coração ingrato; não reconheceram os meus caminhos".

“Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre” (Salmos 107:1).

Quando somos agradecidos por tudo que Deus é e faz isso gera intimidade com o Senhor.

Reconhecer que Deus é perfeito e perfeitos os seus caminhos para as nossas vidas como diz em Jeremias 29:11 "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Quando louvamos ao Senhor por tudo que faz em nossas vidas demonstramos o quanto somos agradecidos, e isso alegra o coração de Deus.

Vamos praticar ter esse coração agradecido.

2. Conheça a sua Palavra

A segunda coisa que nos ajuda a termos mais intimidade com o Senhor é conhecer a sua palavra, porque através dela conhecemos o seu caráter, quem ele é, como atua, quais os seus atributos e isso nos leva a amá-lo, porque só amamos a quem conhecemos.

Diz o salmista: “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti” (Salmos 119:11). E ainda: “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. ” Oséias 6:3

A palavra de Deus é a sua carta de amor para a humanidade. Ele quer ser conhecido pelo objeto do seu amor. O Senhor não quer estar distante, afastado, mas quer ter essa intimidade, e o objetivo de sua palavra é nos ensinar como fazer isso através do seu conhecimento. Ele quer que saibamos o que espera de cada um de nós. Conhecer a sua palavra tem o poder de mudar a nossa vida, o nosso futuro, a nossa relação com ele. A bíblia diz:

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração”. Hebreus 4:12

Conhecer a sua palavra é conhecer a Deus, e conhecê-lo é um fatores que irá gerar intimidade com o Senhor. Mas, claro, vamos precisar obedecer. Isso mesmo.

3. Obediência

Não adianta nada conhecer a sua vontade e seguir fazendo o que achar melhor com a nossa vida, ou fazendo e praticando coisas que são contrárias á sua vontade e ao seu caráter. Lembremos que Adão e Eva perderam a intimidade que tinham com o Senhor no Jardim do Édem justamente por não obedecerem a sua vontade.

A desobediência deles trouxe a maldição a toda a humanidade, logo, quando somos obedientes ao Senhor só temos a ganhar. Enquanto a desobediência gera afastamento, a obediência gera intimidade. O próprio Jesus foi obediente até a morte. Quanto mais somos obedientes, mais intimidade e quanto mais íntimos de Deus, mais temos desejo de fazer Sua vontade.

Jesus disse: “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou” (João 6:38). Assim sendo, que nós também tenhamos esse desejo em nosso coração se queremos ter intimidade com o Pai.

4. Oração

Eu sempre costumo dizer que a leitura da Palavra é quando Deus fala conosco, mas na oração somos nós que falamos com Deus.

Qualquer relacionamento é de suma importância desenvolver um tempo para se conhecer através dessa comunicação. O próprio Jesus sendo Deus tinha muitos momentos em que se afastava de todos para ter esse tempo a sós com o Pai.

“Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava“. Lucas 5:16

O Senhor Jesus não só tinha momentos em que falava com Deus em oração, mas foi ele mesmo que nos ensinou como desenvolver esse nível de intimidade com o Senhor, e não como os fariseus, de maneira hipócrita como ele mesmo mensionou, em praças públicas para que todos vissem. O objetivo da oração não deve ter como foco ser o centro da atenção das pessoas, mas sim a aprovação de Deus, prezar a intimidade, um momento privado com o Senhor. Fazer dessa prática um estilo de vida, isso ensinou Jesus aos discípulos.

"E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará” (Mateus 6:5-6).

5. Jejum

E por fim, o jejum é uma das coisas que nos aproximam da intimidade com o Pai. Ele mata o nosso ego, as nossas vontades carnais em detrimento de colocar as coisas concernentes ao Reino em primeiro lugar.

Jejuar é abster-se de alimentos ou outras coisas necessárias, para ouvir a sua voz em total dependência de Deus. Essa também era uma prática muito comum nos tempos bíblicos. Muitos personagens tiveram momentos em que precisaram ter essa sensibilidade espiritual para ouvir a voz do Senhor e tomar algumas decisões importantes e isso só era possível com jejum e oração.

Moisés jejuou 40 dias (Êxodo 34:28)

Daniel e seus amigos jejuaram 21 dias (Daniel 10:3)

Elias jejuou 40 dias (1 Reis 19:8)

Esdras jejuou 3 dias (Esdras 10:6)

Paulo jejuou 3 dias (Atos dos Apóstolos 9:9) E o próprio Jesus jejuou 40 dias (Lucas 4:2), entre outros.

O jejum nos faz ter uma vida de intimidade com o Senhor, porque nos faz mais sensíveis a voz do Espírito Santo e nos ajuda a sermos obediente a sua vontade.

Bem, se você tem desejo em seu coração de se aproximar mais, desenvolver intimidade com o Senhor, leve em consideração essas cinco coisas em sua vida diária. Essas são as básicas que terá que fazer, mas logo que coloque em prática o próprio Espírito Santo te encaminhará a desenvolver mais formas de ter essa intimidade com o Pai.

Espero que tenha te ajudado e que você tenha em seu coração essas palavras de Jesus:

“Disse Jesus: ‘A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra’” (João 4:34).

Deus te abençoe

Sandra Cavalheiro

 Poderá gostar de Ler: 3 Conselhos de Ouro para Você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *